Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves. A doença é causada por um vírus transmitido por mosquitos, e possui dois ciclos de transmissão (urbano e silvestre). Essa vacina é indicada para todos os indivíduos, em todo o país, a partir de 9 meses de idade.

03 DOSES.png

DOSES

• Para adultos e crianças acima de 9 meses de idade, 0,5mL da injeção única da vacina reconstituída oferece proteção por pelo menos 10 anos.

- É recomendada reforço a cada 10 anos se a exposição for mantida.

01 ATENÇAO.png

EVENTOS ADVERSOS

Os eventos adversos mais comuns são as dores locais, edema e vermelhidão. Pode haver sintoma sistêmicos, como febre, perda de apetite e irritabilidade.

02 - CONTRA.png

CONTRAINDICAÇÕES

• Pacientes com histórico de reação alérgica grave a ovos, a proteínas de galinha ou a qualquer componente da vacina ou em pacientes com histórico de reação alérgica grave após a administração de dose anterior da vacina ou de uma vacina que contenha os mesmos componentes.

• Pacientes com imunodeficiências (doenças que levam a alterações no sistema de defesa) ou em uso de medicamentos imunossupressores;

• Pacientes com histórico de doença do timo (órgão linfático), incluindo a miastenia grave (doença neuromuscular que provoca níveis variáveis de cansaço e fraqueza muscular), timoma (câncer no timo) ou timectomia (remoção do timo) por qualquer motivo.

• Pacientes sintomáticos e assintomáticos infectados pelo HIV.

• Crianças menores de 6 meses de idade devido ao risco de encefalite.

• Mulheres amamentando bebês com menos de 6 meses de idade.

SAIBA MAIS: