Varicela

A Catapora (varicela) é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, mas geralmente benigna, causada pelo vírus Varicela-Zoster, que se manifesta com maior frequência em crianças e com incidência no fim do inverno e início da primavera. A principal característica clínica é o polimorfismo das lesões cutâneas (na pele) que se apresentam nas diversas formas evolutivas (máculas, pápulas, vesículas, pústulas e crostas), acompanhadas de prurido (coceira).A vacina Varicela (atenuada) é indicada para a vacinação contra varicela em indivíduos a partir de 12 meses de idade.

03 DOSES.png

DOSES

• Crianças de 12 meses a 12 anos de idade: devem receber uma dose de 0,5 mL administrada por via subcutânea. Se uma segunda dose for administrada, deverá ter um intervalo mínimo de 3 meses entre as doses.

• Adolescentes a partir de 13 anos e adultos: devem receber uma dose de 0,5 mL administrada por via subcutânea na data eleita e uma segunda dose de 0,5 mL após 4 a 8 semanas.

01 ATENÇAO.png

EVENTOS ADVERSOS

Podem ocorrer algumas lesões de pele características de varicela, em torno de 5 a 10 dias após a vacinação. Este quadro é brando e rápido.

02 - CONTRA.png

CONTRAINDICAÇÕES

• Pacientes com histórico de hipersensibilidade a qualquer componente da vacina, incluindo a gelatina. - Histórico de reação anafilática à neomicina (cada dose da vacina reconstituída contém quantidades detectáveis de neomicina).

• Pacientes com discrasias sanguíneas, leucemia, linfomas de qualquer tipo ou outras neoplasias malignas que afetem a medula óssea ou o sistema linfático.

• Terapia imunossupressora (incluindo altas doses de corticoides); entretanto, a vacina varicela (atenuada) não é contraindicada para uso com corticoides tópicos ou corticoides em baixas doses, normalmente utilizados na profilaxia de asma. Indivíduos sob tratamento com imunossupressores são mais suscetíveis a infecções do que indivíduos normais. A administração da vacina varicela (atenuada) pode resultar em erupção cutânea mais extensa associada à vacina ou doença disseminada em indivíduos tratados com doses imunossupressoras de corticoides.

• Pacientes com imunodeficiência primária ou adquirida, incluindo imunossupressão relacionada à AIDS ou outras manifestações clínicas de infecção pelo vírus da imunodeficiência humana, exceto imunossupressão em crianças assintomáticas com porcentagem de linfócitos T CD4  25%. -

• Pacientes com histórico familiar de imunodeficiência congênita ou hereditária, a menos que seja demonstrada a competência imunológica do receptor potencial da vacina.

• Pacientes com Tuberculose ativa não tratada.

• Qualquer doença febril ativa com febre >38,5º C, entretanto febre mais baixa não é por si só uma contraindicação para a vacinação.

• Este medicamento é contraindicado para mulheres grávidas.

SAIBA MAIS: